Proteção Civil: Equipas de Intervenção Permanente

O Concelho de Abrantes vai ter uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) constituída por cinco elementos - 1 chefe de equipa e 4 bombeiros -, que estarão em permanências nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho. A EIP custa 60 mil euros anuais, sendo 30 mil pagos pela câmara municipal e o restante pelo Orçamento do Estado.

A formalização da constituição desta equipa foi consolidada através do estabelecimento de protocolo entre a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Também o RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência -, instalado no Quartel de São Lourenço, em Abrantes vai ter uma equipa permanente para continuar a dar resposta às populações , no apoio em situações de emergência, como os fogos florestais, cheias e inundações, contaminação do meio ambiente, entre outras.