Museu MDF – Museu do Ano

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira foi hoje anunciado no dia 25 de maio como o Melhor Museu do Ano 2018 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que atribui anualmente um conjunto de prémios aos melhores projetos no setor.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou o prémio à Presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, durante a cerimónia de entrega dos prémios que decorreu no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. "A Câmara Municipal de Abrantes tem um mérito enorme e revela a força do poder local, que vai onde não vai o poder central" – enalteceu o Chefe de Estado.
Ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira também foi atribuída uma MENÇÃO HONROSA na categoria Investigação, através do livro “Metalúrgica Duarte Ferreira 1879-1997. Uma história em constante metamorfose.”, com edição da CMA e da autoria da jornalista Patrícia Fonseca.
Inaugurado na Vila do Tramagal  a 1 de Maio de 2017,  registando mais de três milhares de visitantes de todo o país,  o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira evoca uma história com mais de um século, desde o ano de 1879, data em que Eduardo Duarte Ferreira ergueu a primeira forja e 1997 a data da extinção da Metalúrgica Duarte Ferreira. É um equipamento cultural que resulta do querer da população local e da parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal e o Grupo Diorama (detentor do edifício do antigo Escritório Principal da fábrica onde está implantado o museu e também de grande parte do seu espólio).
A presidente da Câmara da Câmara de Abrantes dedicou o prémio aos Tramagalenses, “como reconhecimento pelo seu trabalho e resiliência” e partilhou o prémio com todos os cidadãos do Concelho de Abrantes. Para Maria do Céu Albuquerque, o reconhecimento da Associação Portuguesa de Museologia “confere-nos uma maior responsabilidade dentro do panorama museológico português”.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira