Projeto Noite Saudável

A Câmara de Abrantes é uma das 23 do centro do país que aderiu a este projeto, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, que pretende investir, ao nível dos contextos recreativos noturnos, na prevenção da violência interpessoal, dos consumos e da sinistralidade rodoviária, bem como na promoção da segurança e resiliência comunitária.
A sessão local de apresentação do projeto a representantes de vários sectores locais realizou-se no dia 19 de setembro, no edifício Pirâmide e contou com as presenças da vereadora Celeste Simão e da equipa do projeto: João Redondo, Psiquiatra e coordenador do projeto; Diana Breda, advogada e administradora hospitalar e Fernando Mendes, Psicólogo Clínico. O encontro teve como objetivo a divulgação do projeto e dos seus objetivos, permitindo também a troca de ideias sobre a forma como será implementado.
No geral, o objetivo do projeto passa por implementar estratégias para diminuir os fatores de risco na diversão noturna que não se fiquem pela prevenção, trabalhando na promoção de mudanças positivas nos comportamentos e nos espaços de diversão noturna, criando condições para a criação de uma rede de cidades com políticas noturnas saudáveis.
O público-alvo desta iniciativa é transversal. Vai desde as famílias, passando pela comunidade escolar e pelos profissionais potenciais interfaces nas respostas aos problemas, ou seja, agentes da autoridade ou profissionais de saúde.

As câmaras municipais vão desempenhar um papel de parceria para a implementação local deste projeto, nomeadamente no que concerne aos contactos a estabelecer com os vários atores locais (de diferentes sectores) e no apoio necessário para que o seu desenvolvimento. No caso de Abrantes, esse desígnio está, à partida, facilitado pela existência consolidada do trabalho em rede, que a autarquia considera fundamental para a sustentabilidade do projeto, que envolverá a colaboração de profissionais dos vários sectores locais entre os quais serviços e organizações da área da saúde, escolas/ensino superior, forças de segurança, instituições com intervenção em jovens, proprietários e outros trabalhadores de espaços recreativos noturnos, associações académicos, desportivos/recreativas, Rede Especializada de Intervenção na Violência Doméstica, associação de pais e famílias, entre outros.
Este projeto insere-se também nas orientações de natureza estratégica e programática do Plano de Desenvolvimento Social de Abrantes, nomeadamente no que se refere aos domínios de intervenção delineados: “Proteção de Crianças e Jovens”, “Toxicodependência e outros Comportamentos Aditivos” e “Segurança e Apoio em Situações de Violência”, tendo em conta que as medidas a desenvolver pelo projeto sensibilizam, capacitam e reforçam as competências pessoais, familiares e sociais para a parentalidade (sensibilizando jovens, educadores e redes sociais próximas), promove ações de prevenção de comportamentos aditivos e dependências, boas práticas no âmbito da segurança social e coletiva, o policiamento de proximidade e um apoio mais articulado e integrado em situações de violência.