A Terra Treme

No dia 5 de novembro, às 11:05h, realiza-se o exercício público de Cidadania no âmbito do risco sísmico – A TERRA TREME.

A TERRA TREME é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Além das Escolas, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico, procurando envolver um número crescente de participantes no exercício.
A autoridade Nacional de Proteção Civil convida todos os cidadãos, famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas a participarem na hora convencionada, 11:05h, e durante 1 minuto, praticando os 3 gestos considerados como a melhor resposta para nos protegermos em caso de ocorrência de um sismo:
Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Para mais informações sobre a forma de participar no exercício, consultar o site http://www.aterratreme.pt/
Para conhecer ou relembrar os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, consulte o documento.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.