CMA Familiarmente Responsável

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara de Abrantes viu renovado o “estatuto” de Autarquia + Familiarmente Responsável.
De acordo com o anunciado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, são 70 as autarquias que, em 2008, serão premiadas com a Bandeira Verde, por práticas amigas das famílias.
Para a Câmara de Abrantes, a renovação deste galardão nacional é motivo de orgulho, mas também de acrescida responsabilidade.
A autarquia partilha este reconhecimento com todas as entidades locais suas parceiras no âmbito da Rede Social, com as Juntas de Freguesia do concelho, parceiros inestimáveis e com os colaboradores da autarquia que operacionalizam as decisões politicas em matéria de trabalho de proximidade aos cidadãos que têm vindo a ser materializadas em benefício das famílias.
Para fundamentar o resultado, o observatório avalia 12 áreas de atuação, entre politicas municipais e, a nível interno, medidas facilitadoras de conciliação entre trabalho e família.

O reconhecimento atestado à Câmara de Abrantes é fundamentado num conjunto de programas municipais colocadas ao dispor da comunidade local: Regulamento de Apoio a Estratos Social Desfavorecidos; Serviço de Atendimento à Vítima; Projeto Municipal de Promoção da Cidadania e da Igualdade; Programa Finabrantes MEDIDA 4 – Ação Social; Bolsa de Estudo para Alunos do Ensino Superior; Serviço de transporte a pedido; Programa “+ Vida (idosos); Serviço de teleassistência para idosos; Intervenção Precoce; Programa de Promoção da Saúde Oral; Atividades extracurriculares, apoio a família e tempo livre; Hortas Comunitárias; Atividades de Apoio à Família no pré-escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular; Tarifa social no abastecimento de água, entre outros.
Foram também consideradas as boas práticas da autarquia para com os seus colaboradores em matéria de conciliação entre o trabalho e a família.
A ‘Bandeira Verde’, símbolo desta distinção, será entregue no dia 21 de novembro, em Coimbra. Ao Município de Abrantes será atribuída a bandeira de excelência, com palma, que diferencia os municípios que recebem este prémio há três ou mais anos consecutivos.