Esparteiros: Artes de Entrelaçar

O projeto “Esparteiros: Artes de Entrelaçar” foi um dos vencedores da 3ª edição do programa da EDP, “Tradições 2018/2020”, cujos prémios foram entregues no Complexo da Levada, em Tomar, no dia 05 de dezembro.
A Câmara de Abrantes quer fazer o levantamento da história da atividade artesanal ligada às técnicas de produção em esparto, em Mouriscas, tanto das seiras e capachos usados nos lagares de azeite tradicionais como de outros produtos que, entretanto, passaram a ser produzidos (tapetes e carpetes). Este registo ocorrerá em suporte escrito e em vídeo.
Valorizando o saber das últimas artesãs, em articulação com o Grupo Etnográfico “Os Esparteiros”, com a EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e com o CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, promover-se-á a formação ao nível das técnicas da produção tradicional em esparto. Esta capacitação de jovens, alguns dos quais com necessidades especiais, garantirá a salvaguarda e continuidade desta arte tradicional.
Posteriormente, será realizada divulgação junto da comunidade, tornando-se esta prática tradicional um ícone da cultura popular do concelho de Abrantes, através da apresentação da produção ao vivo em feiras e outros eventos, bem como junto da comunidade escolar.
O Programa Tradições recebeu 67 candidaturas de municípios onde a EDP tem centros produtores de energia, mas só nove é que foram aprovados. Este ano o montante de apoio é de 250 mil euros a repartir pelos projetos vencedores.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.