Workshop Yoga, Meditação e Mindfulness na Escola

36 professores do Pré-Escolar e 1°Ciclo participaram, a 23 de janeiro, num Workshop “Yoga, Meditação e Mindfulness na Escola”, desenvolvido no âmbito do projeto municipal “Ser Feliz”.
A iniciativa, que será desenvolvida também nos restantes ciclos, tem como objetivo partilhar novas experiências que contribuam para o bem-estar dos professores, que o possam transmitir aos seus alunos.
Recorde-se que o projeto “Ser Feliz” está a ser desenvolvido pelos serviços da Câmara Municipal de Abrantes e tem como propósito dinamizar junto da comunidade escolar, no cumprimento do Projeto Educativo Municipal, novas formas de pensar, trabalhar, agir, aprender e sentir, através de um trabalho que tem como base as técnicas de yoga pilates mindfullness, coaching in e meditação.
Esta é uma iniciativa que tem vindo a ser apresentada também a associações de pais que têm vindo igualmente a aderir. Para além do envolvimento nas escolas, este é também um projeto que se quer desenvolver noutras instituições. Está por isso a ser implementado também na Câmara Municipal de Abrantes, junto dos seus colaboradores, com ações que trabalham o foco, a atenção, a concentração e uma nova consciência de autorrespeito.

“Ser Feliz” propõe-se colaborar com as famílias, na partilha de cuidados e de responsabilidade em todo o processo evolutivo e proporcionar uma oportunidade de desenvolvimento global para uma integração equilibrada e responsável na vida em sociedade. Mediante a fixação de objetivos concretizados na melhoria da qualidade do sucesso escolar, tem como intuito promover e melhorar a qualidade do sucesso educativo, envolvendo toda a comunidade educativa e agir preventivamente sobre as causas do insucesso que se situam na área de intervenção da escola. A aprendizagem ao longo da vida é também um eixo presente e que promove a aproximação entre as escolas e outras entidades no âmbito de projetos de cidadania. Por fim, este é um projeto que tem como propósito uma articulação institucional na melhoraria, envolvimento e participação dos pais na escola e melhorar a participação dos alunos na escola e na comunidade.