Comissão Parlamentar de ambiente

No âmbito de um périplo por um conjunto de concelhos ribeirinhos, confinantes com o rio Tejo, deputados da Assembleia da República estiveram no dia 01 de abril no Parque Tejo, numa reunião que juntou autarcas do Médio Tejo (Abrantes; Constância; VN da Barquinha e Mação), APA e associações de defesa do Tejo.
O Presidente da Câmara de Abrantes foi o anfitrião desta sessão, onde os vários intervenientes abordaram um conjunto de aspetos que merecem preocupação relativamente ao rio, entre outros, a necessidade de renegociação com Espanha sobre a convenção que regula os caudais dos rios internacionais de forma a garantir, para além de caudais ecológicos, caudais mínimos contínuos.
“O Tejo é um elemento fundamental”, sublinhou Manuel Jorge Valamatos, alertando para o facto de a qualidade da água “ter vindo a melhorar” mas, a falta de caudais regulares se apresentar como “uma preocupação”. “Há muito trabalho para fazer”, concluiu.
A este propósito, na reunião de Câmara realizada no dia 02, o autarca de Abrantes afirmou que a questão dos baixos caudais é “uma preocupação antiga” e “um elemento altamente fragilizador de todo o processo ecológico com graves prejuízos para o ecossistema.” Manuel Jorge Valamatos deixou ainda o compromisso de “não largar este assunto”, acrescentando contar com a colaboração de todo o Executivo. Todos os eleitos subscreveram a posição do presidente.