Comemorações do 25 de Abril

A exaltação do poder local democrático, conquista de Abril, consagrado na ação das câmaras municipais e das juntas de freguesia constituiu o foco da intervenção do Presidente da Câmara de Abrantes durante a sessão solene do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974, realizada numa sala da Escola EB de Mouriscas.

Manuel Jorge Valamatos sublinhou a importância do poder local como o elo do poder democrático que garante “a confiança, o investimento nas pessoas e a proximidade às populações”. “Estamos a honrar Abril quando dialogamos com todas as Juntas de Freguesias, as instituições e os agentes económicos, mas também quando damos aos jovens a oportunidade na participação cívica, quando apoiamos as coletividades, quando damos aos cidadãos mais e melhores condições de saúde e melhor educação - com escolas públicas de qualidade e com autonomia -, quando investimos na cultura, no desporto, no ambiente, na juventude e na igualdade”, sublinhou o autarca, tendo concluído ser “nessa proximidade que acreditamos e nesse lema que continuamos a trabalhar todos os dias”.

Manuel Jorge Valamatos apelou à reafirmação dos princípios de Abril, desafiando à participação cívica dos cidadãos.
O presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, Pedro Matos, foi o anfitrião da cerimónia, tendo deixado um agradecimento ao trabalho de professores, funcionários e alunos da escola pela realização de cartazes alusivos à data, funcionando como cenário do espaço.

Usaram também da palavra, o Presidente da mesa da Assembleia Municipal, António Mor e os representantes das diversas forças políticas e movimentos com assento na Assembleia: Rui André, presidente da JF de Rio de Moinhos, eleito pelo Movimento Independente Rio de Moinhos; Elsa Lopes, pela CDU; Pedro Grave, pelo BE; João Fernandes, pelo PSD e Piedade Pinto pelo PS.

Do programa da festa do 25 de Abril em Abrantes, registamos a enorme adesão popular aos eventos programados: mais de 500 participações no XX Grande Prémio de Atletismo, organizado pela Freguesia de Abrantes e de Alferrarede; a transmissão do programa “Somos Portugal”, da TVI, no Jardim da República, a Feira de Sabores e Tradições no Mercado Municipal e o memorável concerto com os UHF, no Polidesportivo de S. Facundo, num momento de evocação dos temas imortalizados por Zeca Afonso

Intervenção de António Mor - Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes
Intervenção de Manuel Jorge Valamatos - Presidente da Câmara Municipal de Abrantes
Intervenção de Elsa Lopes - CDU