Tecnologia ao serviço da Educação

A Câmara de Abrantes está a munir as escolas do 1º CEB com recursos tecnológicos para desenvolvimento do projeto “Laboratórios de Aprendizagem” – Projeto Mocho XXI - 2ª Geração, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.
No presente ano letivo foram entregues Kits tecnológicos nas seguintes escolas: E.B. Abrantes n.º 1, E.B. Maria Lucília Moita, E.B./J.I. António Torrado, E.B. Chainça e E.B. Tramagal, sendo que no dia 31 de janeiro foi realizada uma ação de formação, onde estiveram presentes 36 docentes.
Associado aos kits tecnológicos está um programa informático inovador, o T-CODE, que visa o encorajamento ao ensino da programação nas escolas, capacitando alunos e professores com qualidades e conhecimentos em diferentes linguagens de programação, promovendo um ambiente educativo de excelência e de combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce.
Numa parceria com o Parque Tecnológico do Vale do Tejo, a Câmara Municipal de Abrantes proporcionou, nesta fase piloto, a cada uma das 10 turmas dos 3º e 4º anos de escolaridade,12 sessões de aprendizagem da linguagem de programação Scratch. Estando o programa numa fase piloto, optou-se, por concentrar a aprendizagem neste tipo de linguagem mais acessível, possibilitando agregar e trabalhar os conceitos apreendidos no âmbito dos programas curriculares das diversas disciplinas e que simultaneamente estimula o trabalho planificado e em grupo – permitindo enraizar valores como o respeito mútuo pela diversidade de opiniões e trabalhar para o “objetivo comum”. As sessões são lecionadas em sala de aula por formadores do Parque Tecnológico em parceria com os professores, sendo que, o objetivo futuro é tornar os professores autónomos.

As 12 sessões de aprendizagem culminarão em apresentações – por exemplo; jogos ou animações - desenvolvidas pelos alunos envolvidos, de acordo com uma temática principal escolhida por cada turma. Os alunos envolvidos irão também partilhar a sua experiência com os seus pares, encarregados de educação e com os munícipes.
De acordo com o previsto no Projeto Educativo Municipal de Abrantes e o estipulado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – Eixo 2 – Medidas de Intervenção Precoce, Redução do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo, a Câmara Municipal de Abrantes apresentou uma candidatura para a aquisição de equipamentos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objetivo de promover o conhecimento cientifico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor dos alunos/as através do uso de novas tecnologias.
A aquisição destes equipamentos – Kits “Laboratórios de Aprendizagem” – com o preço contratual de 57.968,39 €, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, encontra-se já efetuada.
Considerando que é intenção do executivo municipal proporcionar a todos os alunos e alunas do concelho o acesso às mesmas oportunidades, deu-se início a um novo procedimento concursal, no sentido de se adquirirem mais oito Kits “Laboratórios de Aprendizagem”, para que todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho fiquem dotadas dos mesmos equipamentos.
O projeto em números:
216 alunos
13 professores
110 pc´s portateis

Podem ser observados aqui os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no programa informático T-Code.