Câmara dos Jovens

Na reunião de 19 de junho de 2019, a Assembleia Municipal de Abrantes deu luz verde à proposta da Câmara para implementar o programa “Câmara dos Jovens”, após um período de discussão pública.
A proposta foi aprovada por maioria, com os votos desfavoráveis dos 2 eleitos do BE, por não concordarem com alguns dos pontos do regulamento, entre outros, a idade limite e a obrigatoriedade dos jovens comparecerem nas reuniões da Câmara Municipal.
O projeto pretende envolver e valorizar a opinião dos jovens através de exercícios de participação cívica junto da governação local. Tal como o nome indica, irão “candadtar-se2 e ser “eleitos” para uma câmara, assumindo uma participação ativa nas decisões políticas do seu concelho. Serão porta-vozes dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento que lhe será atribuído, numa lógica de diálogo e sustentabilidade. Possibilitará a participação de jovens estudantes dos estabelecimentos de ensino do concelho que poderão integrar uma das listas candidatas à “Câmara dos Jovens” e ser eleitos para cumprir o mandato de um ano.
A Câmara congratula mais esta política de juventude, sublinhando que esta se distingue pelo facto de ter nascido da sociedade civil. Teve início com a proposta do jovem abrantino João Gaio e Silva, numa sessão comemorativa do 25 de abril de 2016, sendo a mesma depois trabalhada e apresentada em sede de Conselho Municipal de Juventude de Abrantes.
A idade compreendida entre os 14 aos 21 anos e a abertura a todos os naturais ou residentes em Abrantes (mesmo que se encontrem fora do concelho) ou que estudem num dos estabelecimentos de ensino do concelho, há pelo menos um ano, é essencial para que muito mais jovens se possam envolver já a partir do próximo ano letivo.